Portal atualizado em: 9 de maio de 2024 às 13:35h

Início Prefeitura de Monteiro adere à campanha da ONU pelo ‘Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas’

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022 mostram que houve aumento de 8,2% no número de estupros (74.930 estupros e estupros de vulnerável registrados) em relação a 2021, sendo que 88,7% das vítimas eram mulheres e meninas e, dessas, 56,8% eram negras e 0,5% indígenas. As principais vítimas da violência sexual são crianças, […]

25/11/2023 15h26 Atualizado há 6 meses atrás

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022 mostram que houve aumento de 8,2% no número de estupros (74.930 estupros e estupros de vulnerável registrados) em relação a 2021, sendo que 88,7% das vítimas eram mulheres e meninas e, dessas, 56,8% eram negras e 0,5% indígenas. As principais vítimas da violência sexual são crianças, especialmente as meninas: 61,4% têm entre 0 e 13 anos de idade. Na Paraíba, segundo dados fornecidos pela Polícia Civil da Paraíba, em 2022 foram registradas no estado 4.072 medidas protetivas de urgência solicitadas em delegacias, 1.269 autos de prisão em flagrante e 3.047 inquéritos.

Como parte das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, a Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em conjunto com as demais secretarias, aderiu a mais uma edição da campanha mundial “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Os ’16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ é uma campanha global realizada anualmente entre os dias 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Durante esses 16 dias, ativistas de todo o mundo se mobilizam para conscientizar e combater a violência de gênero, além de promover a igualdade de gênero.

Como simbolismo de apoio, neste sábado (25), Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher, o prédio da Prefeitura estará iluminado na cor laranja.

De acordo com a prefeita Anna Lorena, políticas públicas de combate e prevenção à violência contra as meninas e mulheres foram amplamente trabalhadas durante todo ano no município, não só durante o Agosto Lilás, mês de conscientização ao combate a violência contra a mulher, mas diariamente com a atuação dos diversos órgãos, mecanismos e ações que visam assegurar a segurança e apoiar as mulheres em situações de vulnerabilidade, seja através dos serviços do CRAS, Conselho Tutelar e Rede Delas

Ainda segundo a gestora a Campanha Internacional dos 21 Dias de Ativismo reafirma o compromisso sério do município com as mulheres monteirenses.

Campanha – De acordo com a ONU, no Brasil, o principal objetivo da campanha este ano é mobilizar parcerias para investir em prevenção para erradicar a violência contra mulheres e meninas e garantir que cada uma possa viver uma vida livre de violência. Desenvolvida desde 2008, a campanha apoia neste ano os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas e pede união de esforços e de ações, além de investimentos robustos para proteger os direitos humanos de todas as mulheres e meninas e prevenir a violência baseada em gênero. Os dias de ativismo no Brasil vão de 20 de novembro a 10 de dezembro (Dia dos Direitos Humanos).