Portal atualizado em: 6 de dezembro de 2021 às 18:11h

Prefeitura de Monteiro firma parceria para pesquisa e implantação de projeto para água potável

Início Prefeitura de Monteiro firma parceria para pesquisa e implantação de projeto para água potável

A Prefeitura de Monteiro sempre visando novas soluções para diversos desafios enfrentados pelos homens e mulheres da zona rural, está apoiando o projeto de pesquisa “Água para o Nordeste”, que tem como slogan: “Se reinventar é o que faz a diferença – #Juntos somos mais fortes”.

A pesquisa “Água para o Nordeste” tem como objetivo a produção de água potável a partir da água salobra existente no município de Monteiro, gerando o mínimo de resíduo possível. Paralelamente utilizando a água salobra para hidroponia de alimentos para consumo humano, priorizando o cultivo do ora pro nobis (classificado como um superalimento), trazendo para o município empregabilidade através do projeto, ou seja, o projeto de pesquisa trata de benefícios para a sociedade como um todo.

A meta é a busca de novas tecnologias para recuperação do meio ambiente, o reflorestamento das áreas desertificadas e a recuperação de nascentes e rios. O plano em longo prazo é mudar a matriz energética para energia sustentável, como por exemplo, energia solar, eólica e o hidrogênio verde. O período de desenvolvimento, instalação, execução e manutenção do projeto é de 36 meses aproximadamente.

Sobre a pesquisadora
Jocelene Ormond, é pesquisadora científica pela UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, sob a orientação do professor Sergio Luis Cardoso, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais.

A pesquisadora Jocelene  é química por formação, professora de gastronomia por paixão e pesquisadora científica por vocação.

“Para mim é um privilégio acreditar que posso ajudar as pessoas a terem uma vida melhor e mais saudável. Gosto de ler, escrever e vencer desafios. A escolha para a instalação do projeto de pesquisa em Monteiro na Paraíba é pessoal e afetiva, pois a minha família paterna é originária deste município. O sucesso desse projeto simboliza a ascensão de pessoas que hoje não possuem representatividade e boas oportunidades na sociedade”, informou Jocelene Ormond sobre a pesquisa .

Para conhecer e contribuir com a pesquisa acesse aqui

Compartilhar

Notícias Relacionadas