Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 9:35h

Início Prefeitura de Monteiro inicia processo para a elaboração da Revisão do Plano Diretor Municipal

A Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou  solenidade de lançamento da Revisão do Plano Diretor Municipal – PDM, que é a política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, e tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir […]

10/06/2022 19h21 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou  solenidade de lançamento da Revisão do Plano Diretor Municipal – PDM, que é a política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, e tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.

“Há vários instrumentos que, de uma forma ou de outra, remetem ao planejamento de uma cidade, como o PPA, a LOA e o Plano de Metas. Contudo, nenhum instrumento tem maior relevância do que o Plano Diretor. Neste sentido, o município de Monteiro já está bem avançado em vários aspectos e espera-se continuar avançando”, comentou a professora Josenice Silva, que esteve ao lado do engenheiro civil Humberto Mendes, que participaram da elaboração do primeiro plano diretor de Monteiro.

Já o Dr. em Eng. Civil, José Augusto Gomes e o arquiteto João Batista, apresentaram as metodologias e os passos a serem seguidos para a Revisão do Plano Diretor, enfatizando que o plano parte de um diagnóstico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, do município e da região. “A partir de todos estes dados, apresentaremos um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, sendo de grande importância para a infraestrutura do município a curto, médio e longo prazos”, informou o Dr. José Augusto.

Os próximos passos para a organização do Plano Diretor Municipal serão divulgados através dos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Monteiro, bem como veículos de imprensa local e regional, para que toda a população opine sobre o futuro do município.

O momento contou com a palestra do Dr. André Agra, do Tribunal de Contas do Estado sobre Cidades Inteligentes e uma roda de conversa sobre as atividades componentes para a Revisão do Plano Diretor.