Portal atualizado em: 3 de maio de 2024 às 14:42h

Início Prefeitura de Monteiro lança projeto de coleta de materiais recicláveis nas escolas

A Prefeitura de Monteiro através da Secretaria de Infraestrutura lançou uma grande campanha de conscientização em relação à limpeza pública, em especial, o tratamento e coleta de lixo. Neste sentido, a Secretaria de Educação está engajada nesta missão com o objetivo de orientar às crianças e adolescentes das escolas municipais, estaduais e privadas sobre o […]

22/04/2024 12h54 Atualizado há 2 semanas atrás

A Prefeitura de Monteiro através da Secretaria de Infraestrutura lançou uma grande campanha de conscientização em relação à limpeza pública, em especial, o tratamento e coleta de lixo. Neste sentido, a Secretaria de Educação está engajada nesta missão com o objetivo de orientar às crianças e adolescentes das escolas municipais, estaduais e privadas sobre o correto descarte do lixo.

Todas as segundas-feiras os alunos das redes municipal, estadual e privada levarão materiais recicláveis as suas respectivas unidades de ensino, onde um catador estará credenciado a realizar a coleta em cada escola.

Dentro do projeto coleta dos materiais recicláveis, também serão realizadas palestras com os alunos sobre como descartar o seu lixo, o lixo como responsabilidade de cada um, a atitude de reciclar, além de informes sobre os dias de coleta e a importância de não colocar o lixo em dias que não haja coletas.

Todo o trabalho realizado com os alunos tem a intenção de criar uma cultura de colaboração com o Sistema Municipal de Coleta de Lixo melhorando o aspecto visual e minimizando problemas gerados pelos resíduos sólidos pela cidade.

“A atitude é de reciclar e diminuir a quantidade de lixo a ser tratada e eliminada. Adotar a educação ambiental, colocando os resíduos recicláveis em seus locais devidos, não nos custa nada e promove uma melhor qualidade de vida para a população”, disse a secretária de Educação, Ana Lima.

Além de tudo, o Projeto vai ajudar também aos catadores de materiais recicláveis que estão credenciados às instituições de ensino e aptos a realizar a coleta e realizar a correta destinação do material.

De acordo com a prefeita Anna Lorena, levar a conscientização ambiental às instituições de ensino significa mobilizar toda a comunidade escolar, incluindo alunos, professores, pais e responsáveis, além dos servidores. “O docente é uma referência para a geração de amanhã, então, debater a coleta seletiva na escola significa que a criança vai levar a mensagem para casa e cobrar a conduta dos pais”.

“A coleta seletiva e a conscientização das nossas crianças e adolescentes só tendem a melhorar a vida das pessoas e consequentemente de toda a cidade, fazendo de Monteiro uma cidade cada vez melhor. Nossos alunos estão sendo preparados para fazer do meio ambiente uma realidade diferente e mais produtiva”, concluiu a prefeita Anna Lorena.