Portal atualizado em: 24 de janeiro de 2022 às 18:20h

Prefeitura de Monteiro, no Cariri paraibano, adota sistema para digitalização de documentos e redução do uso de papel

Início Prefeitura de Monteiro, no Cariri paraibano, adota sistema para digitalização de documentos e redução do uso de papel

Expectativa é que sistema de transformação digital e eliminação de papel gere economia de 250 mil reais aos cofres públicos

A prefeitura de Monteiro passa a integrar a lista de cidades que estão digitalizando a sua gestão para entrar na era do papel zero na administração. A partir deste 1° de dezembro começa a operar o projeto, uma parceria com a Sogo Tecnologia, empresa de soluções tecnológicas governamentais, com uso da plataforma 1Doc, especialista em atendimento, comunicação e gestão documental para órgãos públicos.

Desenvolvida pela 1Doc e operacionalizada com exclusividade pela Sogo Tecnologia no Nordeste brasileiro, a plataforma é um software 100% web, responsivo (tablets, smartphones), com certificação digital e painéis de gestão que fornecem dados para melhorar continuamente a qualidade dos serviços e processos da gestão pública.

Com os processos digitais, a população de Monteiro terá acesso aos serviços do poder público municipal a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Além disso, a iniciativa vai trazer uma economia de tempo e recursos financeiros. Com a eliminação ou redução do uso do papel na tramitação de processos, a expectativa da prefeitura é gerar uma economia superior a 250 mil reais ao ano.

“Nós buscamos sempre o melhor para Monteiro, e este novo tempo de novas e modernas tecnologias com certeza será um marco para o município. Em economia, em responsabilidade ambiental e responsabilidade com o dinheiro público. Conecta Monteiro é um dos legados que espero deixar para todos os monteirenses.” Comentou a prefeita Anna Lorena.

Por meio da plataforma é possível digitalizar documentos e informações públicas, rastrear os processos administrativos de ponta a ponta, centralizar informações, fazer assinaturas de documentos, gerir toda a documentação de forma eletrônica, entre outras funções. Tudo isso traz mais transparência na gestão, celeridade dos processos administrativos e desburocratização dos serviços.

“O projeto vai levar transformação digital, eficiência e produtividade ao serviço público”, explicou o secretário de administração, Zilson Romão. “A população não vai mais precisar se deslocar para peticionar suas demandas à prefeitura, pois vai poder fazer isso no celular ou computador”, acrescentou.

Entre as principais vantagens do projeto Conecta Monteiro, estão:

● Modernização da gestão pública, adequando-se aos processos digitais
● Maior eficácia e celeridade aos processos administrativos
● Economia de recursos e uma política ambiental sustentável
● Acesso à população de processos e atos administrativos
● Proteção das informações da gestão pública
● Preservação de memória digital da gestão pública

A plataforma tecnológica utilizada pela prefeitura de Monteiro está presente em mais de 300 cidades brasileiras.

A Sogo Tecnologia

Uma empresa da Alfa Group, a Sogo Tecnologia oferta soluções em tecnologia para a transformação digital de órgãos governamentais e instituições privadas, gerando soluções e processos inteligentes, levando eficiência, transparência e inovação para que a administração pública e privada obtenham os melhores resultados e uma melhor qualidade de serviços oferecidos.
A plataforma tecnológica Prefeitura Papel Zero está presente em mais de 300 prefeituras como Campina Grande, Macapá e Presidente Prudente; e 50 autarquias brasileiras, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sabesp, por exemplo.

Compartilhar

Notícias Relacionadas