Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 21:32h

Prefeitura do Município de Monteiro encerra atividades do Lixão da cidade

Início Prefeitura do Município de Monteiro encerra atividades do Lixão da cidade

Prefeitura do Município de Monteiro encerra atividades do Lixão da cidade

Com vistas a amenizar o problema causado pelo descarte e armazenamento dos resíduos sólidos, a Prefeitura de Monteiro vem tomando medidas necessárias desde o início da atual gestão, e neste sentido comemora-se o encerramento das atividades do lixão da cidade. O município de Monteiro é um dos maiores do estado e realiza o recolhimento de […]

12/03/2024 14h40 Atualizado há 2 meses atrás

O município de Monteiro é um dos maiores do estado e realiza o recolhimento de lixo diariamente, para a obtenção de efeitos concretos, um trabalho conjunto de Secretarias vem desenvolvendo atividades, onde algumas foram concluídas no ano de 2018, conforme termo firmado entre a prefeita Anna Lorena e o Ministério Público, como por exemplo a perfuração de valas para aterramento dos resíduos foi executado, assim como um trabalho constante de limpeza e raspagem do lixo.

A informação oficial do encerramento das atividades foi feita pelo secretário de Infraestrutura, Túlio Conrado e pelo secretário de Comunicação, Fred Menezes nesta segunda-feira, 11 durante reunião.

“O problema do lixão de Monteiro se arrastava, não sendo resolvido nas gestões passadas, e Anna Lorena realizou o desfecho atual tomando as medidas legais onde agora realizamos o transporte e descarte dos materiais em Afogados da Ingazeira no vizinho estado de Pernambuco”, informou o secretário de Infraestrutura, Túlio Conrado.

No Brasil, a Lei Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) estabeleceu diretrizes para a gestão adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos – SRU e determinou o encerramento de lixões a céu aberto até agosto de 2014. Os municípios que não puderam executar a lei de forma imediata foram incentivados a adotar medidas como a coleta seletiva, a reciclagem e a construção de aterros sanitários para dar fim aos lixões, como foi o caso de Monteiro.

“Aqui em Monteiro recebemos diversas palestras e orientações do Ministério Público, onde chegamos a realizar ações de informação e orientação nas escolas e nas ruas. Começamos alguns trabalhos com os catadores de material reciclável e outras atividades”, pontuou o secretário de Comunicação, Fred Menezes.

Existia no local um grupo informal de catadores, que atuava fazendo a coleta seletiva dos RSU, e agora contam com o apoio da administração da prefeita Anna Lorena por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social onde foram colocados nos programas sociais pertinentes a sua realidade.

“Finalizar as atividades do lixão é uma medida decorrente de uma série de trabalhos e investimentos focados em melhorar a sustentabilidade, qualidade de vida e o desenvolvimento do município que culminaram nesta celebração histórica do fim do Lixão que foi um dos maiores problemas ambientais enfrentados em Monteiro”, festejou a prefeita Anna Lorena.

Recolhimento do lixo
A Secretaria de Infraestrutura reforça o pedido de que a população fique atenta aos horários de recolhimento do lixo e os locais de armazenamento, para que com esta ação facilite o trabalho dos profissionais que realizam a coleta, bem como à destinação de resíduos e rejeitos de construções para que a cidade seja cada dia mais limpa e acolhedora.