Portal atualizado em: 16 de abril de 2024 às 13:15h

Início Profissionais de saúde participam de capacitações oferecidas pelo Núcleo de Educação Permanente em Monteiro

Os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ofereceram aos Agentes de Saúde uma capacitação sobre primeiros socorros e técnicas de Suporte Básico de Vida (Basical Life Suport – BLS); que foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro, por meio do NEP – Núcleo de Educação Permanente. O encontro fez parte […]

02/12/2021 11h18 Atualizado há 2 anos atrás

Os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ofereceram aos Agentes de Saúde uma capacitação sobre primeiros socorros e técnicas de Suporte Básico de Vida (Basical Life Suport – BLS); que foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro, por meio do NEP – Núcleo de Educação Permanente. O encontro fez parte de um cronograma de qualificações e atualizações para os servidores.

Durante o momento, foram repassadas instruções teóricas, posteriormente simuladas por meio de técnicas de socorro para pacientes de emergências e urgências.

“Iniciamos as capacitações com os Agentes de Saúde do município, classe importantíssima da nossa Atenção Básica, pois eles quem têm o primeiro contato com o paciente dia a dia, porta a porta, eles são nossa linha de frente. E é de suma importância saberem os primeiros socorros e demais orientações para quem os procurar”, comentou a diretora do Samu, Anália Aleixo.

Ainda completando a agenda de capacitações, os profissionais do Samu Base Central de Monteiro e descentralizadas passaram por aulas com tema: Biomecânica e cinemática do trauma.

O Samu de Monteiro vem oferecendo capacitações através do NEP – Núcleo de Educação Permanente, todos os meses para profissionais do serviço e das bases descentralizadas que são:  Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Livramento e Taperoá.

O serviço de Educação Permanente agora também contempla os demais profissionais do município como Samuzinho na Escola, entre outras categorias, visando à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de profissionais da área de urgência, saúde e da comunidade (escolas através de projetos sociais), promovendo ações de ensino, aprendizado e pesquisa em serviço, priorizando as suas aplicações nas ações de gestão, regulação em saúde, legislações, urgência e emergência, promoção da saúde, prevenção de agravos e crônicos (das violências e acidentes), das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis) e vigilância em saúde.

Anália Aleixo por fim destacou a importância do momento para aperfeiçoar os atendimentos da equipe local e também de profissionais que atuam em outros municípios. “Ações como essa são de extrema importância para levarmos a experiência e a excelência em atendimento da Unidade de Suporte Avançado em Monteiro para o Samu das demais cidades da nossa região, com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento à sociedade e aumentar a nossa capacitação para salvar vidas”, destacou a diretora do Samu Monteiro.