Portal atualizado em: 29 de setembro de 2022 às 12:02h

Profissional da UPA/Monteiro participa de curso em urgência e emergência no Hospital Albert Einstein

Início Profissional da UPA/Monteiro participa de curso em urgência e emergência no Hospital Albert Einstein

A qualificação ocorreu em São Paulo

Esta semana foi de muito aprendizado para a enfermeira Joyce Ferreira Batista que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Monteiro, no Cariri paraibano. Ela participou do Curso de Qualificação dos Profissionais do SUS em Atendimento de Urgência e Emergências Pediátricas com Simulação Realística, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

O projeto tem como objetivo qualificar médicos e enfermeiros que atuam nos serviços da Rede de Atenção às Urgências do SUS em temas pertinentes ao atendimento de urgências e emergências com foco na segurança do paciente e nas melhores práticas e condutas estabelecidas.

“Poder levar uma profissional que atua na UPA-24h para um Hospital de reconhecida excelência em saúde é um grande ganho para todos. Principalmente para os pacientes que precisam do acolhimento em Monteiro”, disse a secretária de Saúde, Paula Oliveira.

A enfermeira ressaltou a importância da experiência. “É extremamente importante para a vivência da enfermagem aprender com profissionais do mais alto padrão em uma instituição do nível do Albert Einstein. É, sem dúvida, uma grande experiência”, enfatizou.

O curso

A ação foi custeada pelo Ministério da Saúde (MS), através do Projeto Proad SUS.

No curso, os profissionais tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em protocolos de atendimento de urgência e emergência e vivenciar na prática situações reais por meio de simulação. A simulação realística é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade que, por meio de cenários clínicos, replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade.

O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital virtual e favorecem treinamentos práticos.

Compartilhar

Notícias Relacionadas