Portal atualizado em: 28 de novembro de 2022 às 12:29h

Saúde de corpo e mente: Janeiro Branco conta com vasta programação em Monteiro

Início Saúde de corpo e mente: Janeiro Branco conta com vasta programação em Monteiro

Saúde de corpo e mente: Janeiro Branco conta com vasta programação em Monteiro

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Saúde de corpo e mente: Janeiro Branco conta com vasta programação em Monteiro

Desde 2014, o Janeiro Branco promove uma campanha de conscientização sobre o tema Saúde Mental no país. Escolhido por ser um mês simbólico, no qual as pessoas se organizam para cumprir novas metas ao longo do ano que se inicia, o Janeiro Branco pretende acabar com o tabu e dar mais atenção aos cuidados e […]

05/01/2022 10h45 Atualizado há 11 meses atrás

Desde 2014, o Janeiro Branco promove uma campanha de conscientização sobre o tema Saúde Mental no país. Escolhido por ser um mês simbólico, no qual as pessoas se organizam para cumprir novas metas ao longo do ano que se inicia, o Janeiro Branco pretende acabar com o tabu e dar mais atenção aos cuidados e tratamentos para manter o corpo e a mente sãos. Portanto, esse mês, A Secretaria de Saúde realiza ações voltadas aos cuidados e tratamentos da mente e do corpo, com o apoio da Rede de Apoio Psicossocial, composta pelo Ambulatório de Saúde Mental, CAPS I, CAPS AD III, UPA, SAMU, CER II, e Hospital de Urgência e Emergência.

O Ambulatório de Saúde Mental atende a demanda de pessoas com transtornos leves com uma equipe formada por psiquiatra, psicólogos e equipe de apoio, com atendimento de 07:30 às 16:00h, de segunda a quinta-feira, e na sexta até às 13 horas. Durante esse mês o Ambulatório irá focar no tema proposto, com a realização de grupos de higiene do sono, grupos de educação física e sala de espera.

O CAPS I, que atende a demanda de pessoas com transtornos mais graves, severos e persistentes, conta com uma equipe multidisciplinar, e também tratará do tema com realizações de oficinas, momentos com educador físico, com professor de arte e sala de espera.

O CAPS AD III, que atende a demanda de pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, trabalharão em cima de palestras alusivas ao tema. Já a RAPS fará um trabalho de conscientização nos demais setores. O cronograma de atividades ainda inclui a disseminação do tema com uma entrevista no Programa Ponto de Debate com profissionais da área.

“O Janeiro Branco é uma campanha brasileira que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. Com os acontecimentos recentes como a pandemia, perda de entes e outros, torna-se muito importante que possamos abordar o tema, conscientizar e ajudar. Então, sintam-se convidados a comparecer a qualquer unidade de saúde. Cuidar da mente é um dos passos para ter um corpo saudável”, incentiva a secretária da pasta, Paula Oliveira.