Portal atualizado em: 17 de maio de 2024 às 12:58h

Início Secretaria de Agricultura informa agenda de protocolo para melhoramento genético de rebanho

O projeto Mais Pecuária Brasil e Mais Genética no Sertão com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura deu um passo adiante para levar melhoramento genético para o rebanho bovino e para o rebanho de caprinos/ovinos para as pequenas propriedades rurais de Monteiro. Iniciando o primeiro ciclo do programa o médico veterinário Márcio Andrade informa […]

06/05/2024 13h11 Atualizado há 2 semanas atrás

Iniciando o primeiro ciclo do programa o médico veterinário Márcio Andrade informa aos criadores a agenda para o diagnóstico gestacional dos animais para que recebam o protocolo de Inseminação Artificial.

AGENDA PARA PROTOCOLO MAIS PECUÁRIA – (Bovinos)

DATA DG/D0: 28/05/2024

DATA D8: 05/06/2024

DATA D10: 07/06/2024

PONTOS IMPORTANTES:

-Pedimos que informe aos produtores, que realize a retirada dos touros caso houver, com 30 dias de antecedência.

AGENDA PARA PROTOCOLO MAIS GENÉTICA NO SERTÃO– (Caprinos e Ovinos)

DATA DG/D0: 14/05/2024

DATA D9: 23/05/2024

DATA D11: 25/05/2024

PONTOS IMPORTANTES:

-Pedimos que informe aos produtores, que realize a retirada dos reprodutores (carneiro/bode) caso houver, com 30 dias de antecedência.

A inseminação artificial é a biotecnologia mais simples e rápida para promover o melhoramento genético em bovinos/caprinos/ovinos.

O processo é realizado da seguinte forma: na primeira etapa, é feita a identificação das matrizes que estão saudáveis e aptas para a inseminação, em que é realizada a identificação do animal; no botijão estão os sêmens dos melhores reprodutores armazenados em uma temperatura de 196 graus negativos e, logo após a palheta contendo o sêmen da raça específica do animal é retirado é aquecido a 37 graus e em seguida o material genético é depositado no aplicador é inserido na fêmea pré selecionada.

“Este processo é um desafio e ao mesmo tempo uma grande oportunidade de contribuir significativamente com a melhoria genética do rebanho do município, visando aumentar a produtividade dos animais dos produtores monteirenses, promovendo aumento na produtividade, elevando consequentemente sua produção e fonte de renda”, comentou o veterinário Márcio Andrade.

É importante ressaltar que o produtor rural que esteja interessado por este projeto, basta procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com os documentos pessoais e as informações acerca da propriedade, a produção e a quantidade de animais, se cadastrar e, em seguida, a equipe técnica da Secretaria fará os encaminhamentos para o agendamento da visita por parte dos profissionais responsáveis pelo projeto.