Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 13:27h

Início Secretaria de Cultura de Monteiro emite nota de pesar pelo falecimento de Asa Branca do Ceará

A Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, emitiu na manhã deste sábado uma nota de pesar pela perda inestimável do cordelista e repentista, José Geovaldo Gondim, o Asa Branca do Ceará. Confira abaixo a nota: Asa Branca do Ceará, nascido José Geovaldo Gondim em Mauriti (CE), começou no improviso aos […]

07/10/2023 11h49 Atualizado há 7 meses atrás

Confira abaixo a nota:

Asa Branca do Ceará, nascido José Geovaldo Gondim em Mauriti (CE), começou no improviso aos 15 anos ao lado da cascavel do repente, o Pinto do Monteiro e também teve a oportunidade de improvisar com outros grandes repentistas como Lourival Batista e Otacílio Batista. Destacou-se, porém, dos demais pela beleza e profundidade de suas rimas. Foi autor de mais de 100 livros de cordel, incluindo “A Morte de Tancredo Neves” e “Tempos Modernos” (sobre a influência da internet no cordel).

Apaixonado pela poesia e também pelo amor ao próximo realizou diversas ações sociais em prol dos vulneráveis.

Asa Branca deixa para o município de Monteiro um legado que agora é carregado pela saudade, seja dos domingos ouvindo o programa “No Varandão da Fazenda” ou evangelizando pela rádio e principalmente dos seus versos de um cantador encantador.

Agora se calam as histórias, causos e cordéis na voz tão marcante de quem sempre apresentou a paisagem e personagens do Cariri Ocidental Paraibano para os mais diversos cantos do Brasil.

Aos familiares e amigos, em nome da Prefeita Anna Lorena e sua equipe de gestão,  e da cena cultural monteirense, deixamos os nossos sinceros sentimentos. Que Deus possa confortá-los neste momento de imensa dor.
Christianne Leal
Secretária de Cultura e Turismo