Portal atualizado em: 18 de abril de 2024 às 15:41h

Secretária de Saúde de Monteiro participa de evento com o ministro da Saúde

Início Secretária de Saúde de Monteiro participa de evento com o ministro da Saúde

Secretária de Saúde de Monteiro participa de evento com o ministro da Saúde

O evento contou com a presença do secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, da presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino. A secretária de Saúde do município de Monteiro, Ana Paula,  participou de uma oficina para a gestão da Atenção Primária à Saúde (AP), evento que contou com a presença […]

12/11/2021 11h42 Atualizado há 2 anos atrás

A secretária de Saúde do município de Monteiro, Ana Paula,  participou de uma oficina para a gestão da Atenção Primária à Saúde (AP), evento que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, da presidente do CONSEMS-PB, Soraya Galdino e de secretários de saúde de todos os demais municípios paraibanos.

O objetivo do evento foi de qualificar os gestores municipais de saúde para cumprimento da meta dos sete indicadores do Previne Brasil, novo modelo de financiamento do governo federal para a saúde. A agenda aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa, nesta quarta-feira (10).

O ministro Marcelo Queiroga, durante o momento, disse que o Previne Brasil foi criado para que haja uma melhor qualificação na assistência na ponta. Ele explica que o princípio básico do programa é que quem cumpre os indicadores, vai receber mais recursos. “Queremos estimular a concorrência entre os municípios para ver quem vai prestar melhor assistência a cada um dos brasileiros. Hoje, quando fazemos essa oficina, nós queremos qualificar os secretários, para que por sua vez eles possam qualificar as equipes de saúde da família. Não só médicos, mas os demais profissionais, sobretudo os agentes comunitários de saúde”, completa.

De acordo com a secretária Paula Oliveira, o programa foi lançado em 2019, mas tem passado por um período de transição por conta da pandemia. A ideia é que ele entre em vigor em 2022, com avaliação e monitoramento quadrimestral do desempenho dos municípios com relação aos 7 indicadores. “Monteiro vem se destacando na área da saúde com diversos atendimentos e investimentos na atenção primária e essa oficina tem um papel fundamental para que a gente busque sempre o melhor para o município.”, pontua.

A programação do evento começou com uma mesa de abertura com a presença do secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, e demais autoridades.
A programação seguiu com palestras sobre modelo de financiamento, mudanças e avanços, indicadores de desempenho e registros de informações. O evento também contou com mesas de debate e discussões com a interação do público.