Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 13:10h

Início Secretaria Municipal de Educação de Monteiro lança mais uma etapa da Campanha “Fora da Escola Não Pode!“

A Prefeitura de Monteiro iniciou o ano traçando estratégias e metas para que a Rede Municipal de Ensino de Monteiro possa zerar a infrequência escolar e consequentemente a evasão. Neste sentido, na última semana a secretária de Educação, Ana Lima, reuniu Diretores e Secretários Escolares, Coordenadoras Pedagógicas, Coordenadora dos Programas Integra Paraíba, Tempo de Aprender […]

28/03/2022 11h15 Atualizado há 2 anos atrás

Neste sentido, na última semana a secretária de Educação, Ana Lima, reuniu Diretores e Secretários Escolares, Coordenadoras Pedagógicas, Coordenadora dos Programas Integra Paraíba, Tempo de Aprender e Brasil na Escola, a articuladora do Selo Unicef, representantes do CRAS e CREAS, Conselheiros Tutelares, equipe do Busca Ativa Escolar, e as técnicas verificadoras da Educação a professora e as assistentes sociais para tratar do tema.

O encontro foi iniciado com a fala da Secretária de Educação mostrando a importância deste trabalho de intersetorialidade na busca ativa constante dos alunos que estão faltando consecutivamente às aulas . “A infrequência escolar causa um prejuízo enorme na aprendizagem dos educandos , um dia sem o aluno vir à escola é um dia que ele perde de aprender e gera uma lacuna enorme no processo de ensino aprendizagem”, disse Ana Lima .

Na ocasião a secretária também apresentou dados da infrequência escolar dos alunos por turma e por escola, bem como o trabalho diário de intervenção que está sendo realizado pela equipe gestora das unidades de ensino. “Neste trabalho incansável dos nossos profissionais podemos exemplificar com as ligações telefônicas para os pais ou responsáveis pelos alunos faltosos em busca de verificar o motivo da criança ou adolescente não ter comparecido à escola, bem como visitas domiciliares. Por isso solicito o empenho e a colaboração de todos os setores nesta ação de resgatar o aluno de volta à escola e de combater a infrequência escolar”.

Ainda durante o evento houveram participações das Assistentes Sociais, da Coordenadora Operacional do Busca Ativa Escolar e foi encerrado com a participação da coordenadora Veronice Paz que apresentou uma ficha de monitoramento de infrequência escolar que já está sendo utilizada por todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Monteiro, para que a equipe possa acompanhar de perto o problema e fazer os encaminhamentos e tomadas de decisões necessárias para zerar a infrequência escolar.