Portal atualizado em: 7 de dezembro de 2022 às 12:33h

Segurança: Prefeitura de Monteiro investe em capacitação para equipes da Rede Municipal de Ensino

Início Segurança: Prefeitura de Monteiro investe em capacitação para equipes da Rede Municipal de Ensino

Segurança: Prefeitura de Monteiro investe em capacitação para equipes da Rede Municipal de Ensino

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Segurança: Prefeitura de Monteiro investe em capacitação para equipes da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura Municipal de Monteiro, através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, promoveram por meio do Núcleo de Capacitação Permanente – NEP Samu, uma capacitação destinada aos professores. De acordo com a secretária de Educação, Ana Lima, esta capacitação tem o intuito de promover mais segurança para os alunos da Rede […]

11/10/2022 10h57 Atualizado há 2 meses atrás

A Prefeitura Municipal de Monteiro, através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, promoveram por meio do Núcleo de Capacitação Permanente – NEP Samu, uma capacitação destinada aos professores.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Lima, esta capacitação tem o intuito de promover mais segurança para os alunos da Rede Municipal. “Os professores tiveram a oportunidade de aprender técnicas que podem salvar vidas ou ajudar. Nas escolas ou em passeios extraclasse, muitos acidentes podem acontecer, sendo assim, é necessário que todos estejam preparados para prestar atendimento aos alunos”, disse.

Na qualificação, os profissionais da educação aprenderam as principais manobras para situações como: Engasgo, queimadura, trauma infantil, crise convulsiva e RCP em crianças.

“Atendendo a uma solicitação da prefeita Anna Lorena, os funcionários e professores foram orientados a conhecer os procedimentos seguros de socorro, reconhecer situações de emergência, sua gravidade, e prestar os cuidados imediatos e básicos necessários ao atendimento. São conhecimentos simples para o cotidiano, mas que podem evitar complicações futuras e, em muitos casos, até salvar vidas”, comentou a secretária de Saúde, Paula Oliveira.

Núcleo de Capacitação Permanente – NEP Samu
As aulas foram ministradas pelo Núcleo de Capacitação Permanente – NEP do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o conteúdo programático abordou primeiros socorros, habilidades necessárias, acionamento do 192, avaliação de cena, quedas, traumas e ferimentos, acidente ocular ou sangramento nasal, alergias e picadas de insetos, queimaduras, hipertermia e hipoglicemia em crianças, crise convulsiva, engasgo, desmaio e síncope, parada cardiorrespiratória (PCR) e ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Selo Lucas Begalli Zamora
A Lei Lucas, sancionada e publicada em outubro de 2018, torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico. A Lei teve início em um movimento feito por Alessandra Zamora, pela obrigatoriedade de as escolas oferecerem esse tipo de curso após seu filho, Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, morrer em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar, em Campinas.

A fiscalização do treinamento e da certificação foi feita pela Secretaria da Educação e após a finalização da capacitação, todas as escolas da rede Municipal estão habilitadas a receber o Selo Lucas Begalli Zamora. O treinamento tem validade de 24 meses.