Portal atualizado em: 3 de maio de 2024 às 13:38h

Início Superando Expectativas, Festival de Cultura Popular Zabé da Loca ofereceu vasta programação, confira as imagens

A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, realizou neste fim de semana, (19 e 20), o 13° Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, que comemorou homenageando o centenário de nascimento da artista. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo com apoio do Governo da Paraíba […]

22/04/2024 11h58 Atualizado há 2 semanas atrás

O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo com apoio do Governo da Paraíba (PBTur) e do Sebrae Cariri e ofereceu uma vasta programação com cursos, Fampress, visitas e atrações culturais.
O curso de pífano e percussão aconteceu na sexta-feira no Terreiro de Zabé na comunidade rural de Santa Catarina e foi oferecido aos alunos da rede pública municipal com a tutoria dos professores Laudivan Freitas, Bibi e Tonny Herles, proporcionando a continuidade desta arte.
Ainda no mesmo dia, concomitantemente, jornalistas, guias de turismo e influenciadores digitais participaram da Fampress em homenagem à rainha do pífano. O receptivo foi feito pela prefeita Anna Lorena, juntamente com a secretária de Cultura, Christianne Leal, a secretária adjunta de Cultura, Eliane Andrade e a secretária adjunta de Comunicação, Yhamirian de Paula.
 Durante a atividade os profissionais visitaram o Centro de Referência Renda Renascença (Crença) e a Exposição Idade da Pedra que retratam as memórias do ofício cultural de Zabé da Loca. Além de conhecer o Mercado Público, o casario, a igreja matriz e o Complexo Turístico Zabé da Loca.
Completando o primeiro dia de atividades, apresentaram-se no Terreiro de Zabé a Mazurca, Tambores da Serra e grupos de pífano, além de Arturzinho do Acordeon e Vates e Violas.
No sábado, abrindo a programação cultural, aconteceu o Cultura na Feira que apresentou o Pife Perfumado, os emboladores Condor e Lindalva, os repentistas Rene Cavalcante e Evaldo Filho, Tambores da Serra, Laudivan Freitas e Musical Versus.
E com a missão de encerrar mais uma edição do grandioso festival, subiram ao palco na Praça João Pessoa a Banda Avuô, Grupo de Danças Folclóricas do Sesc, Samba de Coco Irmãs Lopes de Arcoverde, Marquinhos de Serrinha e Jackson Monteiro e a grandr esperada, Lucy Alves.
“Encerramos mais um Festival, que a cada ano cresce e alcança ainda mais pessoas, com o sentimento de gratidão aos nossos parceiros Governo do Estado e Sebrae, e de dever cumprido. Nossa missão é levar nossa cultura aos quatro cantos e estamos avançando”, disse a secretária Christianne Leal.
Na avaliação da prefeita Anna Lorena, o Festival de Cultura Popular Zabé da Loca superou todas as expectativas, sendo um dos maiores já realizados até o momento. “Estamos vendo nossa cultura ir mais longe, nosso Festival ganhando ainda mais espaço e neste ano com um sabor especial de comemorar o centenário da nossa inesquecível Zabé. Superamos as expectativas de atrações e público e isso é reflexo de um trabalho sério que vem sendo realizado com respeito às nossas raízes”, disse a gestora.

Confira as imagens:

Oficina de Pífano e Percussão