Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 13:27h

Início Mães Atípicas: conheça o grupo de mães monteirenses que enfrentam desafios em busca de melhor inclusão para os filhos

No início do ano de 2023 um grupo de mães atípicas se reuniram pela primeira vez on-line, através de um grupo de whatsapp, já que devido a correria do dia-a-dia, o trabalho, o lar, a escola e as terapias, o encontro presencial era impossível. Surgia então o grupo Mães Atípicas Poderosas da cidade de […]

06/11/2023 13h02 Atualizado há 6 meses atrás

No início do ano de 2023 um grupo de mães atípicas se reuniram pela primeira vez on-line, através de um grupo de whatsapp, já que devido a correria do dia-a-dia, o trabalho, o lar, a escola e as terapias, o encontro presencial era impossível. Surgia então o grupo Mães Atípicas Poderosas da cidade de Monteiro.

O intuito desse grupo no início era que essas mães encontrassem umas nas outras um apoio emocional, uma indicação de profissional, uma dica para enfrentar os desafios presentes como: desfralde, seletividade alimentar, comportamentos inadequados, habituação no ambiente escolar, por exemplo. “Com passar dos meses e cada vez mais mães entrando no grupo, decidimos depois de tantos relatos de dificuldade em conseguir as terapias apropriadas para cada diagnóstico, a inclusão dos filhos na rotina escolar, a dificuldade de encontrar profissionais capacitados, sair do nosso ciclo fechado e buscar melhorias para nossos filhos”, informa uma das mães.

Os frutos dessa união e luta começaram a ser colhidos. “Tivemos uma reunião com a prefeita Anna Lorena, e a secretária de Saúde Ana Paula, as quais ouviram nossas dificuldades, propostas para melhoria do atendimento das nossas crianças, e pela primeira vez nos sentimentos acolhidas, sentimos que temos voz, isso renovou nossa esperança na busca que nossos filhos tenham seus direitos garantidos e a oportunidade de desenvolver-se, de um futuro que não seja a marginalidade social”, disse outra mãe.

O grupo hoje conta com 42 mães com os mais diversos diagnósticos:  paralisia cerebral, autismo, microcefalia, esquizofrenia, TDAH, TOD, TOC, deficiência intelectual, entre outros. Também foi criada uma conta no Instagram para compartilhar com a sociedade monteirense as lutas, conquistas e, principalmente, informação.

Fonte:
Portal Paraíba da Gente