Portal atualizado em: 8 de dezembro de 2023 às 21:21h

Monteiro sedia a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Cariri Paraibano

Início Monteiro sedia a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Cariri Paraibano

Monteiro sedia a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Cariri Paraibano

Autor: Comunicação

Monteiro sedia a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Cariri Paraibano

O município de Monteiro sediou na última segunda-feira, 30, a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Cariri Paraibano que reuniu representantes da sociedade civil e organizada e membros da Educação Básica e Superior de 15 municípios do Cariri Ocidental A Conferência Intermunicipal, que é uma etapa preparatória extraordinária da Conferência Nacional de Educação – CONAE […]

01/11/2023 12h20 Atualizado há 1 mês atrás

O município de Monteiro sediou na última segunda-feira, 30, a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Cariri Paraibano que reuniu representantes da sociedade civil e organizada e membros da Educação Básica e Superior de 15 municípios do Cariri Ocidental

A Conferência Intermunicipal, que é uma etapa preparatória extraordinária da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2024, aconteceu nas dependências do IFPB e foi organizada em sete eixos de discussão sobre o tema geral “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Aplaudidos pela plateia, o momento contou com as participações dos professores Moisés e Laudivan, dos estudantes monteirenses egressos do Projeto de Inclusão Através da Música e das Artes – PRIMA que compõem a Banda Sinfônica Zabé da Loca, além da Banda Filarmônica Sete de Setembro de São João do Tigre e do Grupo Nova Geração do município de São Sebastião do Umbuzeiro, que foram as atrações culturais que marcaram o evento.

A Prefeita Anna Lorena esteve presente no evento ao lado da secretária de Educação Ana Lima, de Paula Oliveira da pasta da Saúde, que representou os demais secretários municipais e do vereador Cajó Menezes que representou a Câmara Municipal. Ainda estiveram presentes na Conferência o presidente da AMCAP e prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro, Adriano Wolff; Bira Mariano prefeito de Camalaú, os secretários de Educação dos municípios participantes, dos diretores do IFPB Abimael Silva e Jorge Brasil, representantes da 5ª Regional de Ensino, do Sintep e Sindicato dos Servidores Municipais.

A palestra inaugural teve como foco o tema do encontro e foi proferida pela professora Dra. Paula Almeida de Castro, antecedida pela leitura e votação do regimento interno da 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Cariri.

A secretária de Educação, Ana Lima, destacou a relevância da participação dos municípios da região para debater sobre pautas fundamentais na área da Educação. “Planejamos e executamos 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Cariri com todo o carinho e respeito para todos os participantes e é por meio deste encontro que novas ideias, propostas e políticas educacionais recebem a atenção que merecem, e partir de então, visando à implementação em todo o território nacional”.

CONAE 2024

A Conferência Nacional de Educação (Conae), edição 2024, foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República por meio do Decreto Presidencial nº 11.697/2023. O Ministério da Educação (MEC) é responsável pela promoção da Conferência Nacional, que será precedida de conferências estaduais, distritais e municipais. As conferências serão articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

A Conferência Nacional Extraordinária será desdobrada em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no documento-referência que será elaborado pelo FNE.