Portal atualizado em: 5 de dezembro de 2023 às 17:04h

Nonos Anos: Secretaria de Educação de Monteiro inicia ciclo de palestras com os pais e responsáveis pelos alunos

Início Nonos Anos: Secretaria de Educação de Monteiro inicia ciclo de palestras com os pais e responsáveis pelos alunos

Nonos Anos: Secretaria de Educação de Monteiro inicia ciclo de palestras com os pais e responsáveis pelos alunos

Autor: Comunicação

Nonos Anos: Secretaria de Educação de Monteiro inicia ciclo de palestras com os pais e responsáveis pelos alunos

A Prefeitura de Monteiro está traçando estratégias e metas para que a Rede Municipal de Ensino de Monteiro possa zerar a infrequência escolar e consequentemente a evasão. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Monteiro iniciou o ciclo de palestras com os pais e responsáveis pelos alunos dos nonos anos com o objetivo de […]

26/09/2023 12h50 Atualizado há 2 meses atrás

A Prefeitura de Monteiro está traçando estratégias e metas para que a Rede Municipal de Ensino de Monteiro possa zerar a infrequência escolar e consequentemente a evasão.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Monteiro iniciou o ciclo de palestras com os pais e responsáveis pelos alunos dos nonos anos com o objetivo de abordar os temas: Busca Ativa Escolar; Infrequência zero; Ações de intervenções pedagógicas realizadas pela Rede Municipal para garantir a recomposição da aprendizagem e Prova SAEB 2023.

“O acesso à educação fortalece o acesso a uma série de outros direitos e a informações fundamentais para que crianças e adolescentes possam crescer e se desenvolver em todo o seu potencial. Também pode ser decisivo para romper com a perpetuação de violências, além de ser fundamental no desenvolvimento de habilidades para uma vida autônoma, para o autocuidado e para a autoproteção”, disse a secretária da pasta, Ana Lima, sobre a importância do encontro.

De acordo com a Seduc, os educadores têm direcionado esforços na recomposição de aprendizagens. O conceito se refere a uma reorganização da aprendizagem que, por conta da pandemia, não ocorreu de forma adequada. Nesse sentido, recompor não se trata apenas de recuperar conteúdos, mas traçar estratégias de acolhimento, flexibilização curricular, avaliação diagnóstica e acompanhamento, portanto, faz-se tão necessária a presença do estudante na escola.

“A Escola Municipal Tiradentes abriu esse ciclo de palestras de forma significativa com a participação ativa dos pais. Agradecemos o engajamento na mobilização junto aos pais. Neste trabalho incansável dos nossos profissionais podemos exemplificar com as ligações telefônicas para os pais ou responsáveis pelos alunos faltosos em busca de verificar o motivo da criança ou adolescente não ter comparecido à escola, bem como visitas domiciliares. Por isso solicito o empenho e a colaboração de todos os papais, mamães e responsáveis nesta ação de resgatar o aluno de volta à escola e de combater a infrequência escolar”.

O ciclo de palestras acontece de acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação e é informado previamente aos pais e responsáveis.