Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 13:27h

Início Secretaria de Saúde de Monteiro atende apelo da população e promove ação com Castramóvel

A Prefeitura de Monteiro, por meio do setor de Vigilância em Saúde realizará um mutirão de castrações de animais no município de Monteiro. A ação contemplará primeiramente os animais de rua já recolhidos e avaliados. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Silva, “já existem alguns animais recolhidos das ruas que já […]

19/10/2023 20h22 Atualizado há 7 meses atrás

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Silva, “já existem alguns animais recolhidos das ruas que já estão vacinados e vermifugados, aptos para serem operados. Estes serão os primeiros beneficiados.”

Para as castrações dos pets de estimação haverá um cadastro e agendamento do procedimento. “Temos a urgência maior em atender os animais desamparados, mas disponibilizaremos vagas de castração para os animais de pessoas que não tem condições de arcar com o procedimento”.

A data para o cadastro será informada através dos canais e redes sociais da Prefeitura, Secretaria e Vigilância em Saúde, além da imprensa local.

A ação do Castramóvel se inicia com a fase de triagem, na qual será feita uma avaliação cuidadosa dos animais, a fim de determinar quais são elegíveis para o procedimento de castração. A triagem e cirurgias acontecerão no Ginásio O Chicão, no bairro do Mutirão, a partir desta sexta-feira (20).

Além do serviço de castração, haverá a oportunidade de garantir se a saúde dos seus pets está em dia com os testes rápidos de leishmaniose.

“A ação do Castramóvel representa a resposta do apelo da população é uma iniciativa crucial para a saúde dos animais e a promoção da responsabilidade dos tutores. Além disso, essa ação busca contribuir para a redução da superpopulação de animais abandonados, garantindo um futuro mais saudável para a comunidade animal de Monteiro. Não perca a oportunidade de participar desta importante ação e garantir o bem-estar de seus companheiros de quatro patas”, comentou Paula Oliveira, Secretária de Saúde.

O Castramóvel
O veículo Castramóvel e os equipamentos que o compõem, foram adquiridos via emenda do Deputado Federal Wellington Roberto e é o terceiro veículo deste porte, existente no Estado da Paraíba. Em seu interior, existe uma pequena sala de cirurgia para animais de pequeno porte.