Portal atualizado em: 3 de fevereiro de 2023 às 18:18h

Secretaria de Saúde de Monteiro realiza Dia D de conscientização ao combate às arboviroses

Início Secretaria de Saúde de Monteiro realiza Dia D de conscientização ao combate às arboviroses

Secretaria de Saúde de Monteiro realiza Dia D de conscientização ao combate às arboviroses

Autor: Comunicação

Secretaria de Saúde de Monteiro realiza Dia D de conscientização ao combate às arboviroses

Considerando o levantamento rápido do índice para o Aedes Aegypti (LIRA/LIA), o qual sinaliza risco de surto para dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde realizou a semana de mobilização para a prevenção das arboviroses, com ênfase no “Dia D” nesta sexta-feira, dia 02, no Conjunto Mutirão. A campanha tem como objetivo informar e […]

02/12/2022 12h54 Atualizado há 2 meses atrás

Considerando o levantamento rápido do índice para o Aedes Aegypti (LIRA/LIA), o qual sinaliza risco de surto para dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde realizou a semana de mobilização para a prevenção das arboviroses, com ênfase no “Dia D” nesta sexta-feira, dia 02, no Conjunto Mutirão.

A campanha tem como objetivo informar e mobilizar toda sociedade sobre a importância de intensificar e manter por todo o ano as ações de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, especialmente, neste período que antecede o verão.

A intenção é evitar surtos e epidemias das doenças causadas pelos arbovírus transmitidas pelo vetor. Por terem grande impacto em saúde pública e não possuírem vacina nem tratamento específico, impedir a proliferação do mosquito é a principal arma para reduzir casos e óbitos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, durante a ação conjunta de combate às arboviroses estarão acontecendo durante toda semana, atividades como: Palestras educativas nas escolas, Adesivagem nos principais estabelecimentos públicos; Distribuição de peixes GUP nas localidades onde o índice de infestação predial foi mais alto; Recolhimento de pneus em todas as borracharias da cidade; Palestra nas salas de espera das Unidades de Saúde e Intensificação nos quarteirões que deram positivos de acordo com o último LIRA.

A Secretaria de Saúde do município tem tratado as arboviroses com prioridade. Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti e o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa. Toda comunidade precisa estar ciente que é papel de todos evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

Entre as medidas que podem ser adotadas pela população estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.